Please use this identifier to cite or link to this item: http://bibliotecadigital.economia.gov.br/handle/123456789/527934
Title: Microeletrônica: qual é a ambição do Brasil?
Keywords: Microeletrônica - Brasil
Microelectronics - Brazil
Issue Date: Mar-2015
Publisher: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
Abstract: A importância da eletrônica é cada vez mais percebida no cotidiano de empresas, governos e pessoas. Dos brinquedos infantis a aviões e carros não tripulados, passando pela automação do agronegócio, indústria e serviços, os componentes semicondutores estão no coração da Revolução da Informação, agregando parcelas cada vez maiores das funcionalidades e do custo a esses bens. Tal como diversos países desenvolvidos e em desenvolvimento, o Brasil definiu as bases de sua estratégia e tornou a posicionar o setor como prioritário desde o início da década de 2000. O artigo realiza uma análise da série de medidas implantadas, com consequente criação de “embriões” privados e públicos de um ecossistema produtivo em construção e propõe algumas recomendações para os agentes públicos e privados envolvidos com o setor. Como uma indústria dependente de incentivos e com longo prazo de maturação, é de suma importância que o governo redobre o compromisso com uma agenda de longo prazo, criando condições para que esses embriões floresçam e para que o Brasil seja um destino competitivo para novos investimentos. Para tanto, há necessidade de implementar um conjunto amplo e oordenado de medidas, centradas em ações para formação de pessoal, financiamento, incentivo à inovação, desenvolvimento de mercado local, logística, entre outros. O esforço do governo para a gestão dessas iniciativas é fundamental, com identificação de interlocutores de alto nível e priorização efetiva na implementação das medidas já percebidas.
URI: http://bibliotecadigital.economia.gov.br/handle/123456789/527934
Other Identifiers: LIMA, Ricardo Rivera de Sousa; TEIXEIRA, Ingrid; AZEN, Carlos Eduardo; MIGUEL, Henrique; SALES, Jose Ricardo. Microeletrônica: qual é a ambição do Brasil?. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n.41 , p. [345]-396, mar. 2015.
http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/4282
Appears in Collections:Produção BNDES - Artigos

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.