Please use this identifier to cite or link to this item: http://bibliotecadigital.economia.gov.br/handle/123456789/527795
Title: A indústria do alumínio: estrutura e tendências
Keywords: Alumínio - Indústria - Brasil
Alumínio - Reaproveitamento - Brasil
Oferta e procura
Produção (Teoria econômica)
Concorrência internacional
Aluminum - Industry and trade - Brazil
Aluminum - Recycling - Brazil
Supply and demand
Production (economic theory)
Competition, International
Issue Date: Mar-2011
Publisher: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
Abstract: O presente estudo visa mostrar uma visão geral da indústria mundial e brasileira do alumínio na década de 2000. Descrevem-se o processo produtivo e a organização industrial do setor, a demanda por tipo de produto, a evolução dos estoques e os preços praticados no mercado mundial de alumínio primário. No âmbito da indústria brasileira, destaca-se a diferenciação da carga tributária que incide sobre as cadeias produtivas referentes às regiões Norte e Sudeste e a reciclagem como um fator importante no aumento da competitividade e na obtenção de benefícios ambientais. Apresentam-se a evolução dos investimentos mundiais da indústria nos últimos 30 anos e a perspectiva dos projetos de produção até 2015. Por fim, são discutidos os fatores que vêm influenciando as decisões de investimento e seus possíveis efeitos sobre o mercado mundial, considerando-se as alternativas possíveis ao Brasil para adaptar-se à nova realidade.
URI: http://bibliotecadigital.economia.gov.br/handle/123456789/527795
Other Identifiers: CARDOSO, José Guilherme da Rocha et al. A indústria do alumínio: estrutura e tendências. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 33 , p. 43-88, mar. 2011.
http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/2499
Appears in Collections:Produção BNDES - Artigos

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.