Please use this identifier to cite or link to this item: http://bibliotecadigital.economia.gov.br/handle/123456789/527364
Title: Complexo eletrônico: lei de Informática e competitividade
Keywords: Indústria eletrônica
Concorrência
Pesquisa e desenvolvimento
Tecnologia da informação
Information technology
Research and development
Competition
Electronic industries
Issue Date: Mar-2010
Publisher: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
Abstract: É inegável o papel estratégico da eletrônica na sociedade moderna, reconhecido pelo governo em suas iniciativas de inclusão social e democratização do acesso à informação. A disseminação da tecnologia no país renova a oportunidade de se conhecerem as ações em prol da competitividade do complexo eletrônico brasileiro e seus resultados. Todavia, o grande défi cit na balança comercial associado a esse complexo tem motivado uma atenção especial às indústrias do setor, desde a aprovação da Lei de Informática até a sua inclusão entre os setores de tratamento prioritário nas políticas industriais desta década. O artigo discorre sobre a evolução da produção eletrônica no mundo e analisa a situação do complexo eletrônico brasileiro, utilizando como base a balança comercial do setor e os principais resultados da Lei de Informática divulgados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT. São também apresentadas sugestões à ação operacional e institucional do BNDES.
URI: http://bibliotecadigital.economia.gov.br/handle/123456789/527364
Other Identifiers: GUTIERREZ, Regina Maria Vinhais. Complexo eletrônico: lei de Informática e competitividade. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 31 , p. 5-48, mar. 2010.
1414-9230
http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/1848
Appears in Collections:Produção BNDES - Artigos

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.