Please use this identifier to cite or link to this item: http://bibliotecadigital.economia.gov.br/handle/123456789/526485
Title: Privatização no Brasil: por quê? Até onde? Até quando?
Keywords: Privatização - Brasil
Privatization - Brazil
Empresas públicas - Brasil
Government business enterprises - Brazil
Desenvolvimento econômico - Brasil
Economic development - Brazil
Issue Date: 1999
Publisher: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
Abstract: Este artigo discute o porquê, o até onde e o até quando da privatização no Brasil. De início, revê os motivos que levaram à criação de empresas estatais no Brasil e discute os primeiros movimentos em favor da privatização. Argumenta em seguida que a privatização no Brasil atendeu mais aos imperativos do esforço de estabilização do que a um processo de conversão ideológica, ainda que esses não tenham sido a sua única motivação. O artigo conclui com uma especulação sobre as possíveis fronteiras da privatização brasileira nos próximos anos e sobre a questão da durabilidade da privatização. Argumenta-se, em particular, que a extensão e a durabilidade da privatização a médio prazo vão depender não apenas do seu sucesso em promover o aumento do investimento, da eficiência e do bem-estar do consumidor, mas também de quão bem-sucedida for a estratégia mais geral em que se insere no sentido de recolocar o país em uma rota de crescimento acelerado.
URI: http://bibliotecadigital.economia.gov.br/handle/123456789/526485
Other Identifiers: PINHEIRO, Armando Castelar. Privatização no Brasil: por quê? Até onde? Até quando? In: GIAMBIAGI, Fabio; MOREIRA, Maurício Mesquita (Org). A economia brasileira nos anos 90. 1. ed. Rio de Janeiro : Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, 1999. p. 147-182.
http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/11317
Appears in Collections:Produção BNDES - Capítulos de Livro

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.