Please use this identifier to cite or link to this item: http://bibliotecadigital.economia.gov.br/handle/123456789/527415
Title: Principais matérias-primas utilizadas na indústria têxtil
Keywords: Indústria têxtil
Textile industry
Matérias-primas
Raw materials
Concorrência internacional
Competition, International
Fibras sintéticas
Textile fibers, Synthetic
Fibras artificiais
Fibras têxteis
Textille fibers
Fibras químicas
Chemical fibers
Issue Date: Mar-1997
Publisher: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
Abstract: A indústria têxtil foi bastante afetada pelo processo de abertura da economia brasileira, principalmente no período 1992/95. Para se adequar ao novo padrão comercial, o setor está passando por um processo de reestruturação empresarial e organizacional que deverá continuar ainda nos próximos anos. Este trabalho analisa o comportamento das principais matérias-primas utilizadas pelo setor, sugerindo algumas medidas que poderiam ser adotadas com o intuito de solucionar alguns dos problemas centrais de determinados subsetores, tendo sempre em mente o processo de globalização da economia brasileira. Além disso, é feita uma análise detalhada das principais fibras naturais, artificiais e sintéticas. Por último, são apresentadas as principais tendências, procurando traçar um painel de todas as fibras, destacando as que demonstram competitividade internacional (como a seda), as que estão em processo de extinção (o rami), as que vêm tendo um crescimento estável (a lã), as que hoje apresentam uma grande dependência externa (o algodão) e as que possuem perspectivas favoráveis de crescimento (o poliéster).
URI: http://bibliotecadigital.economia.gov.br/handle/123456789/527415
Other Identifiers: OLIVEIRA, Maria Helena de. Principais matérias-primas utilizadas na indústria têxtil. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 5, p. [71]-109, mar. 1997.
http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/7153
Appears in Collections:Produção BNDES - Artigos

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.